maqueta |ê ou é|
(francês maquette, primeiro esboço)

s. f.

1. Pequeno esboço de obra de escultura modelado em barro ou em cera.
2. Modelo reduzido de um cenário ou de um edifício.

Fonte: <http://www.priberam.pt/&gt;

Quando modelizamos uma maqueta/maquete tradicional a visualidade é o elemento que guia nossas ações para representar um determinado espaço.
Uma representação inerte em sua materialidade fixa diretamente associada a idealização do espaço como conceito apenas, excluindo toda e qualquer experiencia multisensorial.
A performance da coreógrafa francesa Mathilde Monnier – realizada em Guimarães com a participação de 80 vimanarenses – desafiou o conceito de representação de através de uma maqueta/maquete que apresentou a cidade a partir de seus corpos; propôs “um diálogo  entre gerações, originando um território coreográfico que cruza os potenciais imaginários dos participantes num processo coletivo de repensar, mapear e projectar a cidade”.
Citty Maquette, rompe com discurso da cidade como materialidade e do urbano como mera produção econômica. Estabeleceu um diálogo através da diferença – seja de idade, gênero, etnia, anatomia, vestuário, etc –  a partir dos movimentos que incorporaram uma maquete/maqueta viva de Guimarães.  Além de atividades cotidianas, artísticas e desportivas, os corpos também traziam sonhos, inquietações e sensibilidades.
Anúncios